Image Map

domingo, 23 de julho de 2017

Cadê a frondosa árvore que estava aqui? Denúncia de poda drástica em Guaratuba

Olá pessoal,

Por diversas vezes falamos aqui no blog sobre as podas drásticas que parecem ter virado moda em Curitiba. Frequentemente nos deparamos com essa crueldade que devasta e deixa as árvores completamente indefesas contra doenças e pragas.

Dessa vez recebemos uma denúncia de uma moradora do bairro Brejatuba, em Guaratuba, chamada Fernanda. Ela contou que quase diariamente passa em frente a árvore e, ao invés de observar aquela bela forma verde como de costume, sentiu-se espantada e indignada ao verificar que, em plena luz do dia, uma barbárie estava acontecendo: toda a sua copa estava sendo cortada.

Essa foi a cena registrada pela moradora. Quando
ela chegou já era tarde demais. 

Assim era a árvore antes do crime acontecer: frondosa, bela, cheia de vida!


A árvore fica situada na Avenida Curitiba, 1272. O local é bastante movimentado e, mesmo assim, parece que ninguém estava preocupado com multas ou algo do gênero. Pelo seu porte, vê-se que não é jovem e há algumas décadas embeleza, traz sombra e melhora a qualidade do ar ao seu redor. Mas, de repente, alguém resolve podar a sua copa. Ou mutilar? Porque isso que fizeram é uma mutilação. 

Assim ficou a árvore, ou o que restou dela.
Quanta tristeza!


Acabaram com a frondosidade da árvore. Com a sua saúde. E quem sabe até com a sua vida, pois como ela ficou totalmente vulnerável alguma doença pode tomar conta dela.

Pelo que a moradora nos contou, recentemente o sobrado situado em frente a árvore começou a ser reformado, então ela supõe que possa ter mudado de proprietário. E que esse novo morador não goste muito de árvores, ou achou que de alguma forma ela estava ofuscando a fachada, ou que ia ter muito trabalho para varrer as folhas da calçada. Essas coisas que os ogros do coração peludo  pensam. Fato é que ele acabou com toda aquela beleza e, o pior, sem dó e nem piedade.

Na cidade não há um canal com o cidadão para que se possa fazer uma denúncia de corte. Em função do tempo que passa em seu comércio, a moradora não conseguiu ir pessoalmente até a Prefeitura de Guaratuba, mas nos pediu que denunciássemos aqui. Esse corte foi autorizado, prefeito Roberto Justus? Há algum tipo de fiscalização em relação a isso ? E orientação aos cidadãos? Pelo que a moradora nos contou, não! Mas caso haja algum projeto ficaremos felizes em postar aqui.

Esperamos que a moda não pegue no litoral do Paraná também, como aconteceu com Curitiba. Por mais que esse tipo de poda seja proibida por lei, parece que nossos representantes fazem "vista grossa" e não se preocupam muito o meio ambiente.

Nos ajudem a auxiliar as nossas tão estimadas árvores. Denunciem aqui no blog, compartilhem com os amigos. Façam com que mais pessoas se compadeçam, se informem, se preocupem em preservar o verde, tão essencial para a vida de todos nós.


Até logo. 

Um comentário :


  1. Greetings! Very useful advice within this article! It's the little changes that produce the biggest changes. Thanks for sharing! craigslist maine

    ResponderExcluir