Image Map

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Sim, as árvores têm sentimentos! Pesquisador alemão faz estudo que comprova o que já imaginávamos.

Olá pessoal,

Para quem não viu a reportagem do programa Fantástico, exibida esse mês, e que trouxe o belo trabalho de um pesquisador alemão a respeito da comunicação entre as árvores, terá a oportunidade de ver aqui e, muito provavelmente mudar o seu conceito sobre elas para sempre, como aconteceu com a gente (tudo bem que já éramos apaixonados por essas “verdinhas”, mas com certeza essa pesquisa nos trouxe ainda mais vontade de continuar defendendo nossas companheiras até o fim!). 


Floresta da Espanha com formato de coração!


Em seu trabalho, que se transformou no livro “A vida secreta das árvores”, o cientista e engenheiro florestal, Peter Wohlleben, mostrou que embaixo da terra há uma rede de comunicação, ou uma “sociedade da floresta”, em que as árvores se protegem, criam laços afetivos, mandam mensagens, se comunicam, se organizam e dividem seus recursos com aquelas que mais precisam. Um exemplo mostrado na matéria é o de uma árvore que caiu ou foi cortada há duzentos ou trezentos anos, mas continua viva porque as outras a estão ajudando. 

Outro dado bastante interessante apresentado pelo pesquisador é a similaridade entre os processos elétricos originados das raízes e os que acontecem em nosso cérebro. De acordo com Wohlleben, seria algo parecido com pensamentos. Ou seja, além de serem organismos vivos, elas também sentem. E, pelo jeito, muito mais do que a gente imaginava.

A reportagem também trouxe a opinião do botânico brasileiro, Ricardo Cardim, do blog Árvores da São Paulo, que concorda com as teorias do cientista alemão. Segundo ele, ainda se sabe muito pouco sobre as interações que ocorrem numa floresta, mas ele acredita que sim, existe toda uma sintonia de vida em uma floresta.

Depois de assistir essa matéria, não há como não refletir sobre a beleza de tudo isso, uma família entre as árvores e o amor que sentem uma pelas outras. Se uma é cortada, todas as outras sofrem, podendo se comparar com a perda de um ente querido. Quiséramos nós que todos começassem a  entender sobre a importância que uma árvore tem para a outra e  também a nossa dependência, como seres humanos, de que eles vivam para que possamos também viver. Confira a reportagem!

https://globoplay.globo.com/v/5852605/programa/ 


Compartilhe, reflita, nos ajude a conscientizar quem ainda pensa que árvores são como postes, que podem ser cortadas indiscriminadamente sem nada sofrer.

Até logo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário