Image Map

terça-feira, 14 de março de 2017

Árvore não é poste! Corte suas raízes e ela pode acabar caindo na sua cabeça!

Olá pessoal,

Já ouviram falar sobre as árvores da espécie “Poste”? Pois é, a gente também não! Porém, existem pessoas que acreditam que elas existem e se sustentam como o concreto no chão, não necessitando de suas raízes para permanecer em pé. Absurdo, não? Mas é a pura realidade!

Esse foi o caso de uma árvore, a qual sofreu poda drástica de suas raízes em plena luz do dia, por alguém obviamente não habilitado, e a mando de uma “cidadã”, que em sua completa ignorância, achou que tirando as raízes da calçada da forma como foi feito, haveria chances da árvore sair ilesa. Ou não! Pois assim, suavemente, dia após dia, ela vai padecendo até cair e morrer.

O problema é que, no “belo dia” em que a queda acontecer, pode ser que um acidente aconteça. Se a árvore não cair na cabeça de quem a cortou, pode vir a machucar qualquer pessoa, seja uma criança, um idoso, ou também destruir bens materiais de terceiros.


A seguir vocês podem conferir as fotos e também um vídeo dessa “poda”, ou diríamos massacre, a qual foi documentada por um vizinho que, indignado, entrou em contato com o Vândalo Verde. A crueldade da vez aconteceu na Rua José Merhy, 1254, no Bairro Boa Vista, em Curitiba. Um detalhe importante: o “serviço” foi feito justamente no sábado, quando não há fiscalização. Será que de forma proposital? Não temos dúvidas disso! 

Aqui vocês assistir um pouco do massacre, o qual foi conferido de "camarote" pela dita cidadã: https://www.youtube.com/watch?v=lIwnpxfUHoY

E eis as fotos: 






Já falamos sobre os perigos da poda de raízes em um post anterior aqui no Vândalo Verde. Nele, a pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), da Unicamp, Dionete Santin, que concedeu entrevista ao site G1, explicou que “uma poda que compromete mais de 50% das raízes, que as retira com um corte vertical sem estudo prévio de planta, pode comprometer sua estrutura”.

Além disso, ela explicou que a queda da árvore comprometida pode levar anos, em função de sua pseudo-sustentabilidade, porém essa pode cair durante qualquer ventania ou chuva, ocasionando possíveis acidentes, até mesmo graves. Para quem quiser conferir o post na íntegra, segue o link: http://www.vandaloverde.com.br/2015/02/cuidado-ao-podar-raiz-de-uma-arvore.html

E, só para deixar a situação um pouquinho pior, gostaríamos de dizer que essa “cidadã”, a qual acha que a árvore é poste, foi a mesma que, há mais de três anos, fez um abaixo assinado para derrubar uma árvore da espécie Tipuana, a qual, após várias tentativas de salvamento pelo Vândalo Verde, acabou sendo retalhada por funcionários da Prefeitura de Curitiba. Vejam a matéria: http://www.vandaloverde.com.br/2013/08/mais-uma-vez-natureza-perde-tipuana-e.html

Até quando a natureza vai perder para a ignorância de alguns? É engraçado, pois é tanta covardia com aqueles que não podem se defender, seja uma árvore, uma criança, ou qualquer ser indefeso. Quanta crueldade, insensibilidade, falta de noção de que todos somos um só e dependemos de outras vidas para seguir a nossa. E as árvores, como sabemos, são de extrema importância nesse ciclo.

Mais uma vez nos despedimos tristes e indignados. Faça sua parte, nos ajude a relatar aqui esse tipo de caso e também nos mostrar finais felizes para a natureza. Contamos com vocês. Até logo!



Nenhum comentário :

Postar um comentário