Image Map

domingo, 8 de novembro de 2015

Árvores da Lapa pedem socorro: mais uma morte em série está para acontecer?

Olá pessoal,

Hoje estamos aqui para denunciar a possível morte de diversas árvores situadas em uma avenida da cidade da Lapa, no Paraná. Ficamos cientes da situação a partir da postagem de uma moradora de lá, chamada Luciana, em uma mídia social.

Entramos em contato com ela e soubemos que teve essa informação a partir do comentário de um funcionário da prefeitura local, chamado Felipe, na mesma mídia. Inclusive tivemos acesso a fala do funcionário, salva em printscreen por Luciana, segundo ela, tamanha foi sua indignação.

Em uma foto da avenida toda arborizada, ele disse que “embora bonita visão, parte dessa beleza será trocada, pois no tempo que se plantou tais árvores não se fez estudo do impacto do crescimento das mesmas e se havia possibilidade dessas terem raízes aéreas que não iriam respeitar e que o homem acha que pode domar e o resultado se vê nos calombos criados na via por causa das raízes...a troca deve ocorrer por espécies que não tenham tal comportamento. Outra necessidade da troca é o fato de que muitas árvores estão condenadas mediante os parasitas que sugaram os nutrientes que ela precisavam e as fez apodrecer, causando perigo a quem passe por elas...”


Vejam a avenida e as árvores em questão:



Parece a vocês que elas estão “atrapalhando” em alguma coisa? Pelo menos nas imagens postadas pela moradora, não há raízes danificando calçadas (até mesmo se tivesse, não seria justo, por falta de estudo de impacto, ou seja, falha da Prefeitura, matar tantas árvores de uma vez) nem fiações elétricas, nem mais nada que “justifique” os cortes.  As árvores parecem doentes de alguma forma?

Acreditamos que não houve estudo que justifique doença ou algo similar nas árvores, já que isso o funcionário da Prefeitura não citou. Então, mais uma vez, imaginamos que as desculpas mais esdrúxulas são inventadas simplesmente pela vontade de “trocar a beleza”, como ele citou, por árvores mais novas, por exemplo.

Pela forma que ele falou, se vê que não há nenhuma preocupação com a vida, com os muitos anos em que essas árvores beneficiaram e continuam beneficiando os cidadãos, como se esse tipo de beleza pudesse ser trocada como um objeto qualquer.

E, para levantar ainda mais a suspeita dos possíveis cortes, nos últimos dias a Prefeitura iniciou um serviço de poda no local, como vocês podem ver na foto abaixo. Seriam mais podas drásticas, que resultariam em doenças e assim a Prefeitura estaria ilesa de qualquer crítica?




“Se procede a informação de que essas árvores serão cortadas por oferecer perigo aos transeuntes ainda não confirmei, mas se for isso mesmo, vão fazer uma falta danada. Nem imagino a avenida sem elas”, comentou Luciana, que mora na Lapa desde que nasceu. Assim como ela, diversos cidadãos comentaram a respeito, mostrando tristeza e indignação em relação a possível morte das árvores. Esperamos sinceramente que a Prefeitura os respeite, respeite e repense a respeito desses cortes, já que essas árvores são SERES VIVOS (sim, Prefeitura, elas tem vida!) e não merecem morrer assim.

Vamos informando vocês e torcendo para que essa situação não tenha o desfecho que imaginamos. Até mais!







Nenhum comentário :

Postar um comentário