Image Map

terça-feira, 17 de novembro de 2015

A árvore que virou poste: novidade em Curitiba

Olá pessoal,

Quando acreditamos que nada pior pode acontecer em relação a falta de respeito com as árvores de Curitiba, somos surpreendidos com uma novidade: agora eles cimentam raízes para verificar se elas viram postes! 

Confiram essa maravilhosa inovação:



Essa árvore (para quem quiser ver de perto a novidade), está situada na Rua Padre Anchieta, próximo ao número 1918. É possível que, além dela, outras também estejam sendo “cultivadas” para se transformarem em concreto. Como acreditamos que essa obra é da nossa Prefeitura e eles gostam do cinza, pois não querem ter trabalho com o “verde”, é provável também que essa ação também tenha se espalhado por outras regiões da cidade.


De repente se passarmos por lá, as árvores ao lado também já estão cimentadas


Brincadeiras à parte, sabemos que o destino dessa árvore é a morte. Se essa obra foi realizada pela Prefeitura de Curitiba (ou por quem quer que seja!), mais uma vez questionamos a competência desses “profissionais” em relação ao cuidado com o meio ambiente. Logicamente que se a árvore ficar sem os nutrientes que vem da terra, pois foi encoberta por cimento, ela morrerá. “A cimentação do solo em torno da árvore e de suas raízes impede a irrigação e a absorção de nutrientes, o que pode vir a causar podridão do colo (base junto ao solo) e tombamento da mesma”, afirmou o engenheiro agrônomo da Biovert, Magno Vargas, em entrevista para O Globo.

E aí, quando estiver completamente sem forças e cair em cima de um carro e de um pedestre, eles poderão ainda dizer que “a culpa” foi da própria árvore. Afinal, é isso que eles querem!

Além disso, ao tentar lutar pela vida, a raízes vão acabar quebrando o cimento. De acordo com Vargas, “toda raiz possui crescimento preferencialmente para baixo, mas ao encontrar qualquer barreira, cresce para o lado e para cima, estourando as calçadas”.  

A árvore irá tentar respirar e, mais uma vez, será considerada vilã por ter “danificado a cidade”. Parece piada, não? Antes fosse, mas é a pura realidade da nossa cidade e de tantas outras.

Prefeitura de Curitiba, vocês não sabiam disso? Ou acreditam realmente que árvores pode virar postes como vocês tanto almejam? Respondam pra gente!






Nenhum comentário :

Postar um comentário