Image Map

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Morte em série: três frondosas árvores de uma só vez

Olá pessoal,

Desta vez estamos aqui para denunciar a lamentável morte não de uma, mas de três frondosas árvores situadas na Rua Lodovico Geronasso, nº 158, no Bairro Boa Vista. Neste endereço, coincidentemente, situa-se um endereço comercial, mais precisamente uma imobiliária:



Será que elas estariam “atrapalhando” a fachada, ou sujando a calçada, fazendo com que o funcionário da limpeza precisasse varrer mais vezes? Neste caso, no pensamento de alguns, seria mais fácil se livrar das árvores de uma vez do que se incomodar com este tipo de situação (e aí volta a fábula da vida real sobre ogros e gnomos, em que ogros de coração peludo exterminam o meio ambiente sem dó nem piedade – para quem não acompanhou o post segue o link: http://www.vandaloverde.com.br/2015/07/a-fabula-da-vida-real-ogros-e-gnomos.html ).

Fato é que estas árvores já sofriam poda incorreta realizada pela Companhia Paranaense de Energia – Copel há algum tempo. É a chamada poda em V, permitida quando realizada por profissionais especializados, que retiram somente aqueles galhos que atingem a fiação elétrica, sem tocar nos demais. O que não acontece na maioria das vezes - o que ocorrem são verdadeiras mutilações durante este e outros tipos de poda. Pela imagem vocês podem ver como as árvores estavam:



Mas, apesar de podadas, elas continuavam lá, vivas, trazendo os inúmeros benefícios que já conhecemos. Até que alguém resolveu matá-las, cortando-as por inteiro. Pelo que podemos notar na foto de uma das árvores, mesmo com o nosso conhecimento leigo, o tronco não estava podre ou infestado de parasitas, como normalmente é a desculpa da Prefeitura de Curitiba. Ao contrário, parecia estar em ótimo estado. Concordam?




Além disso, na mesma imagem, acima, vemos uma cena triste e cheia de esperança ao mesmo tempo. Triste porque estas árvores poderiam estar em pé, lindas como sempre, e esperançosa, pois apesar de todo o maltrato pela poda e estresse do ambiente urbano, continuam lutando pela vida. Vejam os brotinhos. Que incrível!

Mais uma vez nos despedimos tristes pela morte de árvores, cena que se repete diariamente e cada vez com maior freqüência. Mas vamos em frente, ajudando da forma que podemos, informando vocês sobre tanta crueldade e buscando conscientizar cada vez mais pessoas sobre o bem estar destes seres que só existem para nos ajudar. Se souberem de um caso como este denuncie e, se for um final feliz (queremos muito ver finais felizes!), entre em contato com a gente.

Até logo!




Nenhum comentário :

Postar um comentário