Image Map

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Cuidado ao podar a raiz de uma árvore! Manejo inadequado contribui para quedas e até mesmo acidentes

Olá pessoal,

O post de hoje traz um alerta para aqueles que costumam realizar podas em árvores, principalmente em suas raízes. Se o corte for realizado de maneira inadequada, a árvore corre o sério risco de cair, ocasionando sua morte e também possíveis acidentes! Vemos muitos casos de árvores plantadas em bordas de calçadas (o que por si só já as torna mais suscetíveis a quedas) e, para evitar que estas sejam danificadas, algumas pessoas simplesmente decidem cortar suas raízes para não danificar a estrutura.

Um pensamento óbvio, mas que não parece tão óbvio assim para alguns, é de que se raízes foram cortadas de qualquer jeito, as árvores consequentemente perdem sua sustentação e caem.

De acordo com a pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dionete Santin, em entrevista ao site G1 sobre o caso de queda de mais de 180 árvores em Piracicaba, em que houve suspeita de caso como este, a poda que compromete mais de 50% das raízes, que as retira com um corte vertical sem estudo prévio da planta, pode comprometer a estrutura. "A poda de raiz deve ocorrer quando é necessário, mas há uma porcentagem e uma forma para fazer isso corretamente".

Ela explicou que a queda de árvore comprometida pode levar anos. "Há uma pseudossustentabilidade, a árvore com problemas fica de pé por anos e cai durante uma ventania ou uma chuva”. Para quem tiver interesse em ler a matéria na íntegra, segue o link: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/07/poda-de-raiz-pode-ter-facilitado-queda-de-arvores-em-piracicaba-diz-nepam.html


Este pode ser o caso das duas árvores abaixo, principalmente da primeira, que não teve a poda realizada de forma correta e que já apresenta apodrecimento da raiz, consequentemente o risco de doenças é grande. Qual será o futuro delas? E no momento em que caírem, o que é bem possível, será que não terá ninguém por perto? Como poderemos reclamar, então?



Prefeitura de Curitiba, que realiza podas quase que diariamente na cidade, nossa pergunta é: os seus profissionais estão capacitados para realizar este tipo de poda? Há algum tipo de diagnóstico antes? Caso as duas respostas sejam negativas e se alguma árvore cair durante um temporal e ocasionar acidentes, já sabemos quem pode estar contribuindo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário