Image Map

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Denúncia de duas crueldades com árvores em Curitiba

Olá pessoal,

Uma moradora de Curitiba, chamada Rosilene, entrou em contato com o Vândalo Verde para realizar duas denúncias de crueldade com árvores, ambas situadas no bairro Campo Comprido.

A primeira delas trata-se de um alargamento de rua, em frente a um terreno na Rua Ângelo Bom, que está indo de encontro direto a uma grande árvore. No dia 01 de dezembro Rosilene estava passando pelo local quando percebeu que um pequeno trator não estava somente alargando a via, mas também estava deixando a árvore ilhada no barranco, de forma que a qualquer momento ela pode cair e morrer.

Ela contou que os trabalhadores não estavam uniformizados e, portanto, não pareciam funcionários da Prefeitura de Curitiba, mas sim contratados do proprietário do terreno. “Não sei se a pessoa tem autorização para o que está fazendo. A árvore em questão é um tipo de pinheiro muito grande, não é uma Araucária, mas se continuarem o trabalho, logo adiante existem duas Araucárias que já estão no limite do terreno, fruto de um alargamento anterior da rua”, contou. O que podemos presumir? Que se este alargamento de rua continuar, estas duas Araucárias não irão sobreviver!


Mesmo alertados sobre uma provável queda e morte da árvore, os homens continuaram com o trabalho. A árvore está na seguinte situação:



A segunda denúncia é a respeito da morte iminente de uma Araucária, em função da crueldade de alguém. A árvore está situada em uma calçada na Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, próxima a uma pequena favela na região.  “Desde o dia 30 de novembro,  a casca desta Araucária, adulta e bem desenvolvida,  vem sendo retirada. Com certeza a intenção é matá-la. Não sei quem está fazendo isso e nem o motivo”, contou.   

Pela foto vocês podem ver o estado em que se encontra a Araucária:




Rosilene conta que não realizou as denúncias pela central 156 da Prefeitura de Curitiba porque todas as suas tentativas anteriores foram frustradas e nada foi resolvido. Mais uma vez questionamos: será que as pessoas se esqueceram que as árvores são seres vivos iguais (e muitas vezes melhores!) a nós? Qualquer motivo banal leva a morte de uma árvore? E o caso desta Araucária, que está em uma calçada sem “atrapalhar” ninguém?

Atenção Prefeitura de Curitiba. Por favor, prestem atenção ao Meio Ambiente, comecem a cuidar das nossas árvores, antes que seja tarde demais! 

Até logo! 


Um comentário :

  1. Oi, como posso entrar em contato com vocês?
    Não consegui encontrar nenhum e-mail na pág do blog :P

    ResponderExcluir