Image Map

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Mais de setenta árvores foram derrubadas em chácara no Boa Vista

Olá pessoal,

É com muita tristeza que anunciamos o corte de aproximadamente 70 árvores, entre elas Araucárias e Pinus, em uma chácara na região do Boa Vista, em Curitiba. A denúncia foi realizada por um morador do bairro em questão, chamado Thiago. Ele contou que reside no Boa Vista há doze anos e sempre apreciou a paisagem da chácara, que é muito arborizada e cheia de pássaros, que vivem e se reproduzem lá. “Há uma semana saí para trabalhar de bicicleta como de costume e estava tudo normal. Quando voltei, no final da tarde, percebi que havia muitas árvores cortadas e já não havia ninguém no local. A primeira coisa que fiz foi entrar em contato com o Vândalo Verde, pois fiquei extremamente triste e indignado com a situação”.

A seguir vocês podem conferir algumas fotos de antes dos cortes e como de está ficando o local:










Thiago acredita que os cortes foram realizados por profissionais, já que as árvores foram cortadas em medidas que podem ser aproveitadas. “Minha suspeita é que as árvores tenham sido mortas para comercialização mesmo, o que é um absurdo”. Ele contou que todos os dias, quando saía e voltava do trabalho, contemplava o local, que possuía muito verde. “Agora quebrou o encanto, a rua está triste”.

De acordo com o morador, além das árvores, muitos ninhos de pássaros também foram ao chão, pois ali era um local onde muitos habitavam, inclusive tucanos que se reproduziam e faziam seus ninhos. “Além de mim há muitos moradores indignados e sem entender o que aconteceu. Estou tentando descobrir o motivo, mas até o momento não sei quem fez esta crueldade sem tamanho”.

O Vândalo Verde pergunta: e teria um motivo para isso? Segundo Thiago, no local não há possibilidade de se construir nada, inclusive dentro da chácara há um fundo de vale, onde não permissão para construções. E mesmo que houvesse, dentro de um lote tão grande, não haveria espaço?

Outra questão seria a permissão para esta atrocidade. Os órgãos competentes, como a Prefeitura de Curitiba, por exemplo, teria permitido este crime ambiental? Sim, porque cortar Araucárias é crime, já que a espécie é protegida por lei!

E, mesmo que houvesse uma permissão (com quais argumentos?), não há sentido exterminar tantas árvores. Ainda mais na época em que vivemos, em que estados como São Paulo, por exemplo, padecem com a seca,  devido a muitas atitudes como esta.
Nós do Vândalo Verde realizamos denúncia na Prefeitura Municipal de Curitiba, que gerou o seguinte protocolo: 000304935i

Temos urgência em um retorno, antes que os cortes continuem. Ainda há muitas árvores vivas no local e tempo de impedir mais devastação. Pedimos encarecidamente: Prefeitura de Curitiba, nos ajude!

É com muito pesar que terminamos este post. Pedimos que continuem fazendo suas denúncias para que possamos ajudar o meio ambiente de alguma forma.

Até logo.




Nenhum comentário :

Postar um comentário