Image Map

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Corte de árvores por questões de saúde pública: que desculpa é esta?


O Vândalo Verde recebeu mais uma denúncia de corte de árvores, desta vez vinda de alunos do Departamento de Artes – DeArtes, da Universidade Federal do Paraná – UPFR. Eles contaram que há uma solicitação formal e aprovação para o corte de no mínimo seis árvores de espécies consideradas exóticas, aquelas consideradas “presentes fora de sua área de distribuição”, por isso, de acordo com eles, seu corte indiscriminado.




A justificativa para a morte das árvores, relatada pelo alunos, e confirmada para o Vândalo pela  funcionária da Pró-Reitoria de Administração da UFPR, Luci L O Santos, seriam questões de saúde pública. Mas que “questões” seriam estas? De acordo com os estudantes, seria que as árvores ficam próximas a uma cantina improvisada (que logo sairá do local), e que pássaros fariam suas necessidades ali. A pergunta é: ao invés de mudar logo a cantina de local, é mais fácil cortar as árvores?

Mais uma vez vemos que, para muitos cidadãos, até mesmo para aqueles que deveriam dar o exemplo, como uma universidade, o verde é somente mais um detalhe. Como podem simplesmente matar um ser vivo, que nos traz só benefícios, e ainda alegar que trazem um problema de saúde pública?

Estamos aguardando fotos das árvores e também pedimos que a UFPR se compadeça da situação. Não seria melhor mexer em uma cantina do que ocasionar mortes desnecessárias?

Vamos acompanhando mais este triste caso. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário