Image Map

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Encontro Cívico de Ocupação Parque do Gomm


Há algum tempo tem sido debatida a preservação de uma área ambiental pública, localizada no bairro Batel. No entanto, há um projeto aguardando a aprovação da Prefeitura de Curitiba, para que este espaço seja transformado em rua. Esta, seria uma solução para o trânsito causado na região após a construção de um shopping de luxo.
No último fim de semana, um grupo de pessoas conscientes se reuniu em uma forma de ocupação pacífica. Para integrar o parque e a natureza ao cotidiano dos curitibanos, além de unir mais uma vez, mentes pensantes em prol do meio ambiente.




Confira a explicação completa, com a foto ilustrativa:

A área marcada com o número "2" é - com exceção da casa estadual - INTEGRALMENTE COMPOSTA POR ÁREA PÚBLICA MUNICIPAL, DOADA AO MUNICÍPIO PELO GRUPO SOIFER em meados de 2000. É este o núcleo do parque que solicitamos seja criado, sem nenhuma rua passando no meio e integrado paisagisticamente à casa. Nos descampados, jardins e equipamentos de lazer. Bosque preservado. Parque para os curitibanos. Pequeno, mas do povo.

Uma segunda discussão é a ampliação do complexo com os imóveis marcados com "3", todos do Grupo Soifer e VAGOS (tudo que está ali já foi demolido), mediante NOVAS DOAÇÕES E COMPENSAÇÕES - já que até agora as compensações negociadas não compensam a cidade, mas apenas o shopping com facilitações viárias. Há uma quarta área no item "3" (lote vago nos fundos de uma casa comercial na Carmelo Rangel), cuja desapropriação também poderia ser cogitada.
Com a integração ecológica ao pequeno bosque vizinho "4", teremos UM BELO PARQUE CENTRAL formado pelos itens "5". Não é o parque de 1987 que perdemos - mas já serve como símbolo da retomada urbanística de Curitiba.



Você também pode contribuir:
Assinando o abaixo-assinado do Parque Gomm: 
Escrevendo  "REVOGUE A RUA E CRIE O PARQUE, FRUET" no mural da Prefeitura no Facebook
Curtindo e participando da página Salvemos o Bosque da Casa Gomm no facebook,

Um comentário :