Image Map

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Você sabe o que é consumo sustentável?



O conceito de consumo sustentável surgiu em 1992, quando foi realizada a  Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento,  na cidade do Rio de Janeiro, conhecida também como Rio 92.

Como resultado da Conferência surgiu o documento Agenda 21, que consiste num plano de ações para a melhoria da situação ambiental, apresentando várias novas visões sobre questões relacionadas ao meio ambiente, entre estas o consumo sustentável, propondo uma mudança nos padrões de produção e consumo. 

O ponto central desta prática é promover a reflexão dos hábitos de consumo da população, de forma que seja despertada a consciência ecológica. Nesse sentido, o consumidor deve adquirir somente o que for necessário para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência, evitando a aquisição de produtos supérfluos e o desperdício. Podendo assim contribuir para a preservação ambiental.


Estas práticas estão relacionadas a diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício.


Confira o vídeo explicativo da Tv Escola, ABC do Meio Ambiente:





No dia a dia é muito fácil praticar algumas pequenas ações para contribuir com a preservação ambiental. Veja abaixo alguns exemplos:


Nenhum comentário :

Postar um comentário