Image Map

terça-feira, 30 de abril de 2013

Recife se destaca no plantio de arvores

Há quem diga que Curitiba é a capital ecológica do Brasil, no entanto, Recife tem se destacado com iniciativas por parte da Prefeitura que incentivam o plantio de arvores em áreas urbanas.

Uma destas iniciativas é o "Disque Arvore", no qual é possível fazer solicitações de plantio de arvores nativas em qualquer região da cidade através do número 156, são cerca de 55 espécies disponíveis que são ideais para a vida urbana e nativas da capital de Pernambuco.

Na época do lançamento do serviço, em 2008, o blog Plante Arvores fez até mesmo uma campanha para incentivar e motivar a população a fazer pedidos para o plantio.
O blog disponibilizava a foto abaixo para impressão e pedia aos seus leitores que espalhassem a mensagem, pregando nas portarias de seus prédios, nos murais da faculdades e até mesmo em postes e lugares públicos.






Neste ano, a Prefeitura de Recife unida a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Emlurb, iniciou o plantio de 476 mudas de árvores na cidade, em referência à nova idade da capital pernambucana. O prefeito Geraldo Julio, que participou da ação, realizada no Jardim Botânico do Recife, no Curado, lançou uma nova meta para a gestão: plantar 100 mil mudas de árvores em toda a cidade durante os quatro anos de governo.

Geraldo Julio planta muda de árvore no Jardim Botânico (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)


“O presente que queremos dar hoje ao Recife e aos recifenses é a meta plantar 100 mil árvores em nossa cidade. Sem dúvida nenhuma, esse número vai mudar a percepção; vai mudar a condição da nossa cidade com mais áreas sombreadas, os passeios, os parques. Vai mudar a cidade para o futuro”, destacou Geraldo Julio, que, logo cedo, plantou uma muda de pau-brasil e outra de cajueiro, espécie presente na bandeira do Recife.





Em Curitiba, existe um projeto com a mesma proposta o "Adote uma Arvore" que fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), no entanto, embora tenhamos tentado entrar em contato com a SMMA não recebemos qualquer tipo de resposta. Ou seja, embora exista um serviço, este não funciona.

Mas esperamos que em breve nossa cidade venha seguir o exemplo de Recife, para que nossas ruas fiquem mais verdes e nossa qualidade de vida melhor.

Nenhum comentário :

Postar um comentário