Image Map

terça-feira, 23 de abril de 2013

Projeto de Lei em Curitiba quer tornar os tetos verdes obrigatórios

City Hall de Chicago

Um  Projeto de Lei (PL) apresentado pelo vereador Professor Galdino (PSDB) na Câmara Municipal de Curitiba quer tornar obrigatório os telhados verdes nos projetos dos edifícios na cidade. Inspirada em um PL que já existe em São Paulo, a medida pretende reduzir a poluição do ar, as ilhas de calor e facilitar a drenagem da água da chuva, ajudando a evitar inundações, e  ainda promete trazer conforto térmico e isolamento acústico aos moradores e utilizadores dos prédios.


O projeto determina que os empreendimentos residenciais ou comerciais que possuam mais de três unidades agrupadas verticalmente devem prever a construção de um telhado verde na sua cobertura. Ele define ainda que a vegetação usada na cobertura deve ser, preferencialmente, nativa e exigir pouca quantidade de água, para que não sirva de habitat a mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Veja como é a estrutura do telhado verde:



O projeto de lei já foi aprovado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação e agora está sendo analisado da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Para que se torne lei, o projeto precisa ainda ser votado no plenário da Câmara Municipal de Curitiba e sancionado pelo prefeito da cidade.


Fonte: Eco D

Nenhum comentário :

Postar um comentário