Image Map

terça-feira, 12 de março de 2013

Sistema milenar promete fazer revolução na qualidade de vida das grandes cidades


Na época dos Iphones e Ipads, em que protestos são online e a locadora de filmes foi trocada por downloads, as cidades, cada vez mais urbanizadas, vivem um cotidiano caótico.
Mas em meio a tanta tecnologia, um sistema mais que milenar vem trazer um suspiro pacífico.
Não tão inovador quanto se possa imaginar, é algo que superou anos e anos de devastação, que se adapta a clima ou local, que evolui e permanece desde antes mesmo de Darwin conceber teorias sobre a evolução.

Árvores.

Milenares e persistentes, têm feito parte do ecossistema há cerca de 380 milhões de anos (data do fóssil arbóreo mais antigo já encontrado) e tem extrema importância para o mantenimento da harmonia de vida na sociedade.



Seus principais benefícios para as grandes cidades são:
- Remoção do ar de partículas e gases poluentes;
- Reduz automaticamente a temperatura ambiente em dias quentes;
- Reduz a poluição sonora provocado por carros e outras máquinas;
-Absorvem água da chuva evitando alagamentos.



O biólogo do do Cena, (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) - USP (Universidade de São Paulo), João O. Salvador em seu artigo para o jornal "Tribuna Piracicabana, afirma: "Deve-se, portanto, cultivar uma árvore com carinho e respeito, para que ela cresça saudável, com estética, para que produza belas flores, bons frutos, belos dias. No estágio de muda até a idade adulta, carece receber a poda de formação, de condução.

Confira um gráfico publicado pela Revista ISTOÉ sobre as cidades mais arborizadas no Brasil:



Imagens: reprodução

Nenhum comentário :

Postar um comentário