Image Map

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Denúncia do Vândalo Verde - “Poda Drástica”


Olá pessoal,

A partir de agora vocês vão ver aqui no blog denúncias feitas por nós, por meio de fotos e vídeos, a respeito de maus tratos à flora e à fauna. Nosso objetivo é auxiliar os órgãos responsáveis na fiscalização destes atos e cobrar as medidas necessárias.
Hoje vamos denunciar, por meio de um vídeo, a poda drástica de diversas árvores na Rua Carlos Garibaldi Biazetto, n° 251 – bairro Boa Vista, em Curitiba – Paraná:


As imagens mostram por si só a atrocidade que foi cometida com as árvores, que tiveram 100% de suas copas podadas, o que fere a lei do município de Curitiba.
De acordo com o artigo 12, da Lei n° 8.353, da Coletânea de Legislação Ambiental de Curitiba:

“É vedada a poda excessiva ou drástica de arborização pública, ou de árvores em propriedade particular, que afete significativamente o desenvolvimento natural da copa”. E, ainda: “Parágrafo único – Entende-se por poda excessiva ou drástica: O corte de mais de 50% do total da massa verde da copa”.

Observando a lei, percebemos que o que foi feito com estas árvores é crime, certo? E ninguém será punido por isso?



Consequências para as árvores:

Não é à toa que a poda drástica é proibida. Perguntamos ao botânico e ambientalista, Ricardo Cadim, responsável pelo blog Árvores de São Paulo (http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/), quais seriam as consequencias deste tipo de poda e ele respondeu: “elas podem morrer mesmo pela invasão de doenças e cupins – a questão é que demora alguns anos e a maioria das pessoas não percebe. Outro fator é que elas podem ficar desequilibradas e caírem”.

Obrigada pela participação, Ricardo!

Agora, o que leva uma pessoa a cometer um crime deste contra as árvores? O objetivo é realmente fazer com que elas caiam? E por quê? Estas respostas são difíceis de responder, só esperamos que a Prefeitura ou a Secretaria de Meio Ambiente, conscientes do fato, tomem as medidas cabíveis.

Fizemos esta denúncia nos canais que a Prefeitura disponibiliza e vamos atualizar vocês com o resultado. E caso tenham visto esta situação perto de vocês, documentem e denunciem, nosso espaço está aberto para sua participação! 

Até logo.

5 comentários :

  1. Morei em Curitiba nos anos 69/70/71 época em que fiz meu mestrado em Ecologia na UFPr. Já naquela época exitiam podas indiscriminadas, algumas com remoção cirúrgica total da copa das árvores. A poda é uma prática desconhecida nos países de Primeiro Mundo. Somente é admitida uma poda chamada "poda de conformação" aplicada a algumas espécies vegetais, como a videira, a pereira, etc...porque precisa haver uma melhor penetração do sol, uma vez que a deposição de açúcar no interior dos frutos depende do sol. Afora isso, é condenar a árvore à morte. Uma árvore podada é uma árvore condenada pois a poda diminui a longevidade da mesma.
    Parabéns pelo teu blog ! Precisamos de pessoas assim na luta !
    Um fraterno abraço

    James Pizarro
    www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr. James,
    Obrigado pelo comentário! As informações técnicas que passou confirmando que estamos denunciando uma prática nociva são muito relevantes para nós, pois em primeiro lugar somos pessoas de boa vontade, mas podemos errar mesmo cobertos de boas intenções. Sempre que puder expor seus comentários técnicos agradeceríamos, pois nos ajuda a mostrar que estamos no caminho certo!

    ResponderExcluir
  3. Olá VAndalo Verde , Hoje quero fazer um pedido de socorro a um bosque maravilhoso situado dentro de um hospital... Bem o Hospital Bom Retiro vendido para construtora seria desmanchado se os vizinhos não tivessem feito barulho por causa do bosque que iria ser dizimado...então a prefeitura embargou a obra por ser um predio histórico (ver gazeta do povo do dia 5 de outubro) fiquei feliz por este episódio , mas não está ainda concluído o que a prefeitura irá decidir.Sei que a quando a população se une surte bons resultados então pensei se vc e seus amigos verdes se uniriam aos moradores vizinhos do hospital com o abaixo assinado. Se puder fazer algo por todas aquelas arvores cheias de ninhos tem até saguizinhos vivendo lá , eu agradeceria MUUUUITO ! Obrigado por VC existir e fazer o que faz!!!! grande abraço Angela

    ResponderExcluir
  4. Olá Angela, como vai?
    Que bom ter você em nosso blog, pena que seja nestas circunstâncias.
    Como o seu comentário foi deixado de forma anônima, não temos seu e-mail para entrar em contato, portanto esperamos que você veja nossa resposta!
    Você poderia nos passar algum contato seu para que possamos conversar sobre o assunto? Gostaríamos de ajudar, sim!
    Também precisamos do endereço correto do local para que possamos documentar no Google. Aguardamos sua resposta!
    Obrigado e até logo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Angela, tudo bem?
    Ainda estamos aguardando seu contato, para que possamos ajudar no caso do bosque do Hospital Bom Retiro. De qualquer forma, já fizemos uma denúncia na Prefeitura de Curitiba e estamos aguardando retorno, assim que o tivermos postaremos aqui, ok?
    Obrigado!

    ResponderExcluir