Image Map

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Denúncia do Vândalo Verde na Prefeitura de Curitiba – reforço no caso de poda drástica


Olá pessoal,

O Vândalo Verde está cooperando com o caso de poda drástica das árvores do bairro Guabirotuba, de Curitiba, relatado pela moradora Ceveli, e conferido in loco por nós, conforme relata nosso último post: http://vandaloverde.blogspot.com.br/2012/07/prefeitura-contrata-robos-para-corte-de_16.html

Talvez você não perceba, mas tem uma árvore na frente da placa, olhe com atenção!


Cumprindo nosso papel de cidadãos e com o objetivo de auxiliar a Prefeitura de Curitiba a zelar pela nossa cidade, fizemos uma denúncia pela Central 156, que é o canal de comunicação com o cidadão (http://www.central156.org.br/), relatando o caso, como vocês vão ver a seguir, e pedindo que verifiquem e nos retornem:


18/07/2012
  Criação via Internet

 Observação
  Protocolo em processamento. Aguarde informações em seu endereço eletrônico.

 Dados do Assunto
 Descrição:
   GOSTARIA DE REALIZAR UMA DENÚNCIA DE PODA DRÁSTICA DE TRÊS ÁRVORES, SITUADAS NA AVENIDA CORONEL FRANCISCO H DOS SANTOS, 2415 - GUABIROTUBA. POR MAIS QUE A MORADORA TENTASSE EVITAR, AS DUAS ÁRVORES QUE FICAM EM FRENTE À SUA CASA, E UM IPÊ QUE FICA NO TERRENO VIZINHO, SOFRERAM PODA DRÁSTICA, O QUE VAI CONTRA O ART. 12, DA LEI 8353, DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA, QUE DIZ "É VEDADA A PODA EXCESSIVA OU DRÁSTICA DE ARBORIZAÇÃO PÚBLICA, OU DE ÁRVORES EM PROPRIEDADE PARTICULAR, QUE AFETE SIGNIFICATIVAMENTE O DESENVOLVIMENTO NATURAL DA COPA". E AINDA: "ENTENDE-SE POR PODA EXCESSIVA OU DRÁSTICA O CORTE DE MAIS DE 50% DO TOTAL DA MASSA VERDE DA COPA". DO IPÊ QUE FOI "PODADO", POR EXEMPLO, SÓ SOBROU O TRONCO. PELO QUE VERIFIQUEI, O MOTIVO DO CORTE FOI EM FUNÇÃO DE UMA PLACA DE IMOBILIÁRIA. PEÇO QUE VERIFIQUEM E ME RETORNEM. OBRIGADA, PAULA BATISTA.
 Endereço do Assunto:
    Rua CORONEL FRANCISCO H DOS SANTOS 2415

Vamos colocar aqui como a Prefeitura de Curitiba está tratando o caso, a velocidade que está respondendo e as previdências que está tomando. Não deixem de denunciar casos semelhantes, de maus tratos à flora e a fauna em suas cidades. E contem com a gente para sugerir caminhos e postar os relatos aqui no blog.


Até logo! 

2 comentários :

  1. Amigo Carlos
    Vamos começar agitar o projeto de arborização para todas ruas do Boa Vista?
    Abraços
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,
      Vamos entrar em contato com a Prefeitura e ver de que maneira podemos apresentar nossas propostas! Como cidadãos, temos o direito de opinar e participar. Gostaria de contar uma história, que aconteceu em uma cidade do Nordeste, e que resume bem a nossa opinião:

      A prefeitura de lá começou a fazer uma obra de revitalização na orla, onde tinha uma colônia de pescadores. Os pescadores pediram para saber o que seria feito. Quando souberam que se tratava de uma obra que mudaria seu espaço (arborização, calçamento, etc) protestaram e conseguiram que a obra fosse interrompida para que eles fossem ouvidos e, em conjunto com os técnicos da prefeitura, chegassem a uma idéia única de qual seria a melhor solução para eles. Assim eles puderam opinar e escolheram as espécies de árvores, calçamento... em resumo exerceram sua cidadania.

      Não é porque a Prefeitura está fazendo significa que é bom ou que devemos aceitar. Temos o direito de saber e o dever de perguntar como eles estão gastando nosso dinheiro, mesmo que a príncipio pareça ser em nosso benefício. Podemos escolher a melhor forma do investimento dos recursos e apresentar as experiências das pessoas que vivenciam o ambiente onde o dinheiro será investido.

      É um bom exemplo, concorda? E vamos em frente!

      Até logo.

      Excluir