Image Map

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A Paineira Rosa fica! UFPR emite laudo comprovando que a árvore é saudável!

Olá pessoal,


Estamos muito felizes em dar esta notícia para todos que estão acompanhando a história da Paineira Rosa: o laudo da Universidade Federal do Paraná - UFPR, assinado pela professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal da universidade, Dra. Daniela Biondi, é conclusivo e afirma que em todos os aspectos a Paineira 
é saudável e não apresenta riscos à população.



Paineira Rosa, uma florada antes do corte.

Se você está pegando a notícia pela metade, veja como tudo começou no post: http://vandaloverde.blogspot.com.br/2012/03/ajude-combater-o-corte-da-paineira-rosa.html
De acordo com uma das afirmativas do laudo assinado pela Dra. Daniela Biondi, a Paineira “deveria ser uma árvore tombada ou imune de corte, justificada pela sua beleza, porte e excentricidade”. Confesso que estou bastante satisfeito com esta vitória.

O que me entristece é o comportamento da Prefeitura de Curitiba durante todo o processo. Posso citar, por exemplo, o desserviço prestado por alguns de seus funcionários, que afirmaram que a árvore estava caindo e interferindo nas redes elétrica e de esgoto (sem apresentar prova alguma). Para completar, ainda me falaram que, caso houvesse algum dano à vida das pessoas, eu e os que defendiam a árvore seríamos responsabilizados.

Gostaria realmente de saber de onde eles tiraram estas falsas afirmações a respeito da árvore, já que quando tiveram o direito de se defender, na Ação Popular movida para evitar o corte da Paineira, só falaram que a árvore estava causando sujeira nas calçadas dos moradores. Porque perante a Juíza não falaram tudo aquilo que afirmaram a mim no dia em que eu estava acorrentado à Paineira para evitar o seu corte – deixo esta parte??? Eu mesmo respondo esta questão: porque estavam mentindo! (ou omitindo, até que me provem ao contrário, se isso for possível – e, ainda assim, quem vai acreditar em documentos apresentados agora, ao invés de na ocasião em que tiveram oportunidade). Além de tudo, ainda me ameaçaram. Que coisa mais triste.

O pior de tudo é: como cidadãos de boa fé, cremos no que os órgãos públicos nos afirmam. E, por exemplo, neste caso em que o pessoal da Prefeitura de Curitiba contou tantas mentiras, como fica o cidadão? Se eu desacato um funcionário da Prefeitura, chamando-o de         mentiroso, sou passível de punição conforme diz a Lei. Mas ele mentindo para mim, como é que fica? Difícil de engolir, de aceitar, de não me entristecer...

Detalhes do caso

Para aqueles que queiram conhecer o caso mais a fundo e também para evitar críticas de que eu possa estar falando meias verdades, segue o laudo da UFPR, a defesa da Prefeitura e a defesa do nosso advogado:

Um espaço para denúncia e um novo projeto

Para finalizar o post de hoje, gostaria também de dizer que, neste curto tempo de existência do blog Vândalo Verde, já recebemos diversas denúncias de danos ao meio ambiente urbano. Como sabemos que os órgãos de denúncia não funcionam, este é um dos objetivos do blog. Por isso, contem com a gente, denunciem, descrevam suas histórias para serem expostas aqui. Faremos o que for possível para ajudar! E, com a quase certeza de que a Paineira Rosa vai ficar em pé, gostaria de contar em primeira mão para vocês que nosso objetivo agora é apresentar um projeto que visa um melhor tratamento a nossa fauna e flora urbanos. Mas este é um assunto para os próximos posts!

Até breve.





Nenhum comentário :

Postar um comentário