Image Map

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Será que todas as prefeituras estão acabando com as árvores sem motivos nem explicações?


Em suas andanças pelo mundo virtual, o Vândalo Verde encontrou um blog muito interessante, o arvorespiracicaba.wordpress.com, que tem objetivos muito parecidos com os nossos, entre eles o de denunciar cortes e maus tratos à arvores.

Entramos em contato com o responsável pelo blog e ele nos autorizou a replicar um post que denuncia o corte de uma árvore, aparentemente sem justificativa, pela Prefeitura de Piracicaba. A conclusão que chegamos (aliás, que tivemos certeza) foi a de que não é só a Prefeitura de Curitiba que realizada cortes de árvores sem motivos nem explicações.

E as perguntas que ficam são: quais são os critérios que levam as prefeituras do Brasil a cortar árvores? Bastam somente umas poucas denúncias feitas por cidadãos que acreditam que as árvores os atrapalham de alguma forma? Há uma investigação criteriosa pelas prefeituras antes dos cortes ou eles acreditam não ser necessário? E os cidadãos que estão em defesa da natureza? Será que estes têm voz?

Agora segue a matéria que replicamos. Comente, participe, denuncie você também! Unidos com certeza teremos mais força!

“14/05 – DENÚNCIA 034 – PREFEITURA REALIZA CORTE DE ÁRVORE NO BAIRRO NOVA PIRACICABA

DENÚNCIA
Após recebermos inúmeras ligações, decidimos visitar o local do CORTE da ÁRVORE Tipuana (Tipuana Tipu) em imóvel localizado na Rua dos Maçons, 677 – Bairro Nova Piracicaba. Esta é a mesma espécie de árvore que embeleza e torna a Avenida Cruzeiro do Sul muito agradável para caminhadas em grande parte de sua extensão.

Chegando ao local, encontramos funcionários da empresa contratada pela SEDEMA/Prefeitura de Piracicaba para realizar os serviços na área de arborização urbana, porém a árvore já tinha sido cortada, conforme foto abaixo. E em uma primeira análise, não encontramos uma justificativa técnica para o corte.

O que nos surpreendeu é que temos a informação de que a SEDEMA/Prefeitura realizará um estudo PREVENTIVO de avaliação risco de queda das árvores de Piracicaba, iniciando justamente pelo bairro Nova Piracicaba. E desta forma, não esperávamos cortes autorizados nesta região antes deste estudo.

Desta forma, nós do Blog Árvores Piracicaba e todos os piracicabanos preocupados com as nossas árvores em Piracicaba, gostaríamos de uma explicação da Prefeitura, com fotos e demais imagens técnicas para ilustrar a justificativa.” 

Tipuana antes do corte



Tipuana depois do corte 


5 comentários :

  1. muito bom
    tá linkado
    abraços
    boa sorte
    http://guerrilhasdosjardins.zip.net/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa iniciativa do blog. Que tal uma ação/mutirão para limpar as magnólias da rua Inácio Lustosa, coberta de erva de bicho?

    Aliás, gostaria de saber se o serviço da PMC é tercerizado no momento.Em caso afirmativo, qual é a empresa contratada. Vcs.tem essa informação?

    ResponderExcluir
  3. Não é só Curitiba ou Piracicaba que cortam suas árvores sem motivo não! Sou de Campo Grande-MS e por mais quente que a cidade seja, todos os dias presenciamos cortes injustos de árvores ou podas radicais que comprometem a saúde das árvores.
    Antigamente a cidade era cheia de árvores fartas, que sombreavam as calçadas, mas a mania por limpeza (e a ideia de que as folhas na calçada é sujeira) fez com que muitas dessas árvores fossem cortadas e substituídas por outras espécies, muitas vezes pequenas ou que recebem podas em forma poligonal ou de objetos!
    É incrível como as pessoas podem pensar assim em uma cidade onde o sol arde na pele e uma boa sombra é sempre muito bem vinda!
    Aqui tenho dos exemplos do péssimo mau gosto de algumas pessoas: http://relatosdecampo.files.wordpress.com/2011/03/casa-arvore17791.jpg

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Recife é uma tristeza também... Tem alguns (maus)exemplos postados no meu blog :(

    ResponderExcluir