Image Map

segunda-feira, 19 de março de 2012

Corte indevido de árvore, como denunciar? Será que funciona?

Olá pessoal,

Hoje vamos passar algumas dicas de onde e como denunciar cortes indevidos de árvores em Curitiba. Mas, apesar de supostamente contarmos com órgãos competentes para nos ajudar nestes casos (e nos sentimos na obrigação de passar a vocês), já avisamos que alguns deles podem simplesmente não funcionar. 

Principalmente a Força Verde, que atende pelo telefone: 0800 643 0304. Nós do blog Vândalo Verde tentamos ligar em várias horas diferentes do dia (principalmente quando estava para acontecer o corte indevido da Paineira Rosa), durante vários dias, e a mensagem é sempre a mesma:  "Instituto Ambiental informa: todos os nossos atendentes estão ocupados, ligue mais tarde". Quer comprovar? Faça o teste e comente aqui, assim descobriremos se este serviço, que nós pagamos, realmente funciona! 


A seguir as outras formas de denunciar e alguns comentários:


Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente - Telefones: (41) 3356-7047 /  3091-9097 - este foi o único órgão que nos deu retorno. 

Força Verde - 0800 643 0304 - podemos ligar a qualquer hora e recebemos a mensagem Instituto Ambiental informa: "todos os nossos atendentes estão ocupados ligue mais tarde". 

Prefeitura Municipal de Curitiba - 156 -  (Quando não for a própria Prefeitura que estiver fazendo o corte!!)

Ligar para meios de comunicação 

Outra opção é mandar e-mail pra todos os órgãos que estiverem ligados ao meio ambiente, como: SEMA, IAP, Prefeitura, delegacias de Meio Ambiente.

Lembrando que você pode usar o nosso espaço para denunciar. Infelizmente não podemos estar em outros lugares, mas estamos apoiando causas que nos tragam mais cidadania e podemos aconselhá-los no que for possível! 

Até breve! 










13 comentários :

  1. tentei agora, 16h08. após a longa música veio a mensagem que vocês falaram. lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é lamentável, um serviço que em tese existe, mas quando precisamos dele simplesmente não funciona. Esperamos receber mais participações e assim verificar se em algum momento o pessoal da Força Verde está disponível para nós, cidadãos. Um abraço, Vândalo Verde.

      Excluir
  2. Obrigado pela visita e parabéns pelo trabalho de defesa do meio ambiente aí na sua cidade! E que bela cidade,Curitiba :) Por coincidência, hj eu tb fiz uma denúncia de cortes de árvores que estão sendo feitos no campus e no entorno da UNICAP (universidade católica) aqui no Recife.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a sua participação e considero seu gesto de muita importância! Se cada um fizer a sua parte, por menor que seja, com certeza conseguiremos mudar o estado de letargia que nos encontramos e realizar mudanças. Ficaremos muito honrados se você puder ser nosso parceiro e divulgar as ações que estamos fazendo, assim como, caso seja do seu interesse, podemos fazer uma parceria com o Plante Árvores. Assim, podemos ir "acordando" as pessoas para boas práticas de cidadania!

      Excluir
  3. Bom Dia,
    Tenho uma Palmeira em frente a minha casa, meu vizinho quer arrancar na marra para colocar mesas para festas, tirando a Paz dos moradores.Me ajudem a registrar esta Palmeira e evitar o corte ilegal. Que orgão devo procurar e registrar antes que aconteça.
    Rio de Janeiro
    argeubraga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Sr. Argeu,

    Aqui no Paraná é preciso ter CNPJ pra adotar uma árvore, a empresa faz um ofício solicitando para a Secretaria do Meio Ambiente.

    Para a Cidade do Rio de Janeiro encontramos a seguinte informação:
    "O adotante de uma área verde (que pode ser uma simples árvore, um canteiro, uma praça ou um trecho de parque municipal) fica responsável por cuidar daquela área, fazendo a manutenção, e avisando à Fundação Parques e Jardins sobre quaisquer danos mais graves. A FPJ reconhece que a Prefeitura não tem recursos para cuidar de todas as áreas verdes do Rio, e que a participação da população, através desse programa, é sempre bem-vinda.

    Para quem quiser seguir o exemplo, o processo não tem grandes burocracias. Qualquer cidadão pode adotar uma árvore ou praça próxima à sua casa. Para isso, basta comparecer à sede Fundação Parques e Jardins (dentro do Campo de Santana, no Centro) com identidade, CPF, e uma carta manifestando o desejo de adoção de determinada área. Técnicos da FPJ farão uma vistoria para avaliar quais as condições daquela área, e será assinado um contrato entre o adotante e a prefeittura. Assim que o contrato é publicado no Diário Oficial, o cidadão passa a ser responsável pela área.

    O endereço da Fundação Parques e Jardins é:

    Praça da República s/nº – Campo de Santana
    Centro – Rio de Janeiro – RJ
    Cep.: 20211-360 – Tel: 2323-3500
    Cep.: 20211-360 – Tel: 2323-3500

    O senhor poderia nos enviar (se for possível) fotos que registrem o fato para podermos verificar melhor qual é a espécie e o seu estado (pelo menos o aparente)?

    Espero que a gente possa ter ajudado.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Preciso de auxilio, não sei o que fazer... Cortaram um cajueiro enorme no terreno vizinho, que até está no Google Maps, um assassinato para mim...
    Moro no Loteamento Encontro das Praias, Pecém, na av do Sol, rua principal que tem como referência o jardim Botânico de São Gonçalo do Amarante...
    Quero denunciar, mas o site da prefeitura daqui não funciona, aliás, para mim, que vim de SP, aqui, nada funciona... Como devo proceder? Ajudem, por favor, senão será mais um fato sem consequências. Obrigada... Victoria
    victoriapsicologia@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Victoria,
    Em primeiro lugar, obrigada pela participação no blog.
    É muito triste este tipo de situação, realmente. Uma pena.
    Nossa sugestão é:

    A 1ª coisa que a senhora deve fazer é documentar, ou seja, tirar fotos e copiar a imagem (vamos explicar abaixo como) do google.maps para que possamos ver a árvore enquanto ainda estava de pé. E já que o site da Prefeitura não funciona, a senhora pode ir atrás da Delegacia do Meio Ambiente e até mesmo do Ministério Público do seu estado (www.pgj.ce.gov.br).

    Se for possível, envie as imagens para que possamos denunciar aqui no blog, ok? E conte com a gente.

    Seguem as dicas de como copiar a imagem da árvore em pé:

    - Abra o google.maps e selecione a imagem que deseja;
    - Pressione a tecla "Print Screen", normalmente ao lado direito da tecla F12;
    - Abra um programa de imagens, como o 'Paint' ou qualquer outro, como o Word, e pressione simultaneamente "Crtl" + "V";
    - A imagem que estava na tela no momento que foi pressionado "Print Screen" deverá aparecer no programa aberto.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Adorei ter encontrado o blog de vocês! Também sempre achei um assassinato o corte de árvores, desde criança eu ficava transtornada quando via as pessoas cortando árvores sem dó nem piedade, como se elas estivessem atrapalhando ou porque elas "sujavam a calçada". Nesse momento tem um vizinho que tem árvores lindas, frondosas, um presente da natureza... e ele já começou a podar as menores, e sinceramente me dá uma angústia pensar que ele vai derrubar todas. Acabei de fazer uma denúncia para a Delegacia de proteção ao meio ambiente. Quer dizer, tentei fazer... Porque o cara que atendeu perguntou o meu bairro e disse que dentro da região de Curitiba é permitido o corte de árvores, que provavelmente o meu vizinho tem alvará pra fazer o corte, senão não estaria fazendo isso na luz do dia. E que a prefeitura de Curitiba autoriza qualquer corte para construção, como é área urbana não tem como impedir. Apenas na região metropolitana, por causa da mata ciliar é que tem uma vigilância maior. E o porquê disso, de acordo com ele, é a legislação vigente, que privilegia interesses econômicos. Ok, nós sabemos disso, não é? Realmente não dá pra contar com qualquer órgão governamental, mesmo com toda essa questão de sustentabilidade, que todo mundo adora falar. Continuam sendo poucos os que fazem algo efetivo, algo que pode ajudar a mudar a situação do corte de árvores por motivos fúteis na maioria das vezes. Parabéns pelo blog e pela iniciativa. Joy

    ResponderExcluir
  8. Olá Alegria Leve!
    Que bom que você nos encontrou, ficamos muito felizes com a sua participação! Achamos muito estranha a resposta do atendente da Delegacia do Meio Ambiente, já que o corte indiscriminado de árvores na cidade não é permitido. Nossa sugestão é que você faça uma denúncia formal no site da Prefeitura, o 156, onde tem um espaço de comunicação com o cidadão e também na Secretaria do Meio Ambiente, se possível. Outra coisa, você poderia nos passar o endereço de onde estão acontecendo estes cortes? Assim também podemos denunciar e, se possível fazer algumas fotos para documentar. Pedimos que você também documente com fotos ou vídeo, se puder, e nos mande. Pode ser? Ficamos no aguardo do seu contato.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de fazer uma denúncia. Moro na Rua Brentano - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP.

    Hoje 04/10/2012, chegando em casa, percebi que o ipê amarelo, árvore com mais de 25 anos de idade em nossa rua foi simplesmente cortado, sem que nenhuma explicação fosse dada aos moradores.

    Os vizinhos estão indignados, pois era uma árvore de pequeno porte, não atrapalhava a fiação e era uma árvore saudável, sem cupins, que inclusive deu florada recentemente em Agosto.

    Gostaria que fossem tomadas providencias, inclusive com replantio de outra árvore no local.

    Infelizmente não sei o que fazer, não gostaria que essa ocorrência ficasse impune.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ter você em nosso blog, pena que sejam por essas circunstâncias. Como o comentário foi deixado como anônimo, não temos acesso a seu contato de e-mail, mas esperamos que veja nossa resposta. Pedimos de você as seguintes ações:
      - Você teria como nos encaminhar fotos do que restou desta árvore? E caso tenha, fotos da árvore enquanto estava viva? Assim podemos postar aqui no blog.
      - Também precisamos do endereço da rua com número, para melhor identificação.
      - Nossa sugestão imediata é você fazer uma denúncia na Prefeitura da sua cidade (para São Paulo indicamos o site: http://sac.prodam.sp.gov.br/solicitacaoCadastro.asp, em assunto coloque “vistoria/árvore”, infelizmente não tem um assunto para “maus tratos com árvores”), para que eles vejam que existem cidadãos vigilantes e ajam de forma diferente no futuro. Como você falou, alguns vizinhos estão indignados com a situação, e seria interessante que eles denunciassem também, para que vocês tenham mais "força".

      Esta árvore já sofreu, mas com esta atitude vocês podem salvar outras. Conte conosco e, por favor, retorne aqui para informar como ficou essa situação.

      Excluir
  10. Cortaram duas Araucárias lindas, enormes, na Av. Guilherme Pugsley (Rápida portão, sentido bairro-centro) na esquina com a Rua. Maranhão, no condomínio New Age.

    ResponderExcluir