Image Map

segunda-feira, 5 de março de 2012

Ajude a combater o corte da Paineira Rosa de 70 anos!


Você tem 70 anos ou mais? Então você sabe muito bem o que isso significa.


Você ainda não chegou lá? Então imagine por tudo que você terá que passar: tristezas, alegrias e o prazer desta conquista.


Mas a Prefeitura de Curitiba não reconhece isso, ela já aprovou e iniciou o corte da Paineira Rosa de 70 anos. A árvore é sadia, não apresenta nenhum sinal de parasitas ou perigo de cair. Para você ter idéia do tamanho que ela alcançou, eles levarão 3 dias para cortá-la completamente! Não é poda, eles vão arrancá-la!

A proprietária do terreno onde ela está plantada é contra o corte, ela ama a árvore. Mas uma vizinha incomodada com as folhas e flores que caem em seu terreno e com uma raiz que aflora em sua calçada conseguiu, depois de anos de esforço, a autorização para cometer esta barbárie.

O corte começou na última sexta-feira (2/3/2012), mas eu não vou deixar que isso prossiga. Nesta segunda-feira (05/03/2012), antes da Prefeitura chegar para continuar com a atrocidade, eu estarei lá, se necessário amarrado a Paineira Rosa para que isso não aconteça. Se você concorda que o combate ao desmatamento e a luta pelo ‘verde’ não começa na Amazônia e sim no quintal da sua casa, você também pode ajudar:

Compareça nesta segunda-feira (5/3/2012) o mais cedo que puder, na rua João Havro, 1204, Boa Vista, Curitiba Paraná. Eu estarei lá a partir das 7h;
- Venha de carro e estacione-o em frente à árvore, eles não podem continuar o corte se tiver carros na rua;
- Mande mensagens para prefeitura de Curitiba falando que é contra o corte desta árvore que está sadia. Entre em www.central156.org.br, link ‘criar solicitação’;
- Repasse este e-mail aos seus amigos e ao vereador que você votou na última eleição;
- Denuncie este descaso com o meio ambiente na imprensa e redes sociais;
- Comente aqui no blog sugerindo outras ações de combate a esta atrocidade; 

Conto com sua Ajuda,

Carlos Eduardo Andersen


4 comentários :

  1. Carlos,
    Parabéns pela iniciativa!
    Aproveite o momento de reivindicação não só contra o corte dessa árvore e peça a inclusão dela no Decreto de Curitiba-PR, nº 921 de 25/09/2001, onde enumera as árvores imunes de corte.
    Fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, apoio sua iniciativa, os Eng. Florestais (curso com uma das mais baixas notas de acesso a UFPR) da prefeitura, sequer inspecionam as arvores, simplesmente mandam os funcionários lá para derrubá-la.A verdade é que o corte desta arvore vai causar mais danos do que benefícios, pois a mesma área da copa existe no solo em forma de raízes, e com diâmetro semelhante,então o apodrecimento das mesmas após o corte da árvore provocará erosão comprometimento das estruturas ao redor (calçada, rua e casas). E tenho muita pena destes ignorantes que consideram folhas e flores sujeira, deveriam morar num deserto.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Talvez se tivéssemos agido assim em Piraquara, ainda teríamos as árvores da avenida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Meu none é Marcelo Chrispin, sou morador do Boa Vista, cidadão que cumpre seu deveres, paga impostos e bláblá. Em outra situação próxima a da nossa linda paineira rosa, foi cortada na surdina, uma araucária centenária no início da Rua Carlota Straube de Araújo próximo a Rua Holanda. Imediatamente, liguei para o 156 da prefeitura, denunciando o crime ambiental. Tempo perdido, pois nunca a secretaria do meio-ambiente me retornou nenhuma informação. Pergunto como cidadão curitibano existe de fato pessoas qualificadas ou digamos empenhadas na defesa do meio ambiente nesta secretaria da prefeitura. Se sim, são como a engenheira da Secretaria Meio-ambiente? Que através do seu laudo técnico informa que a Paineira Rosa do Boa Vista, estava interferindo no sistema de esgoto. Ao que me consta o sistema de esgoto é de responsablidade da Sanepar. Esta mesma engenheira da Prefeitura de Curitiba tambem responde pela Sanepar? A Sanepar foi informada disto? A mesma engenheira recebe honorários da Sanepar? Ou como sempre tudo que é dito para os cidadões menos esclarecidos, sempre é uma grande mentira, uma enganação.

    Com a palavra os funcionários do meio-ambiente da Prefeitura de Curitiba.

    ResponderExcluir